ENTRE BLOGS

sábado, 8 de março de 2014

JOGO DA BUGALHA OU DAS CINCO PEDRINHAS - Muito divertido !

Olha só, eu adorava esse joguinho, é o jogo das CINCO PEDRINHAS, também conhecido coMo BUGALHA, CINCO MARIAS....

Olha o que extraí do WIKIPÉDIA.

 “O jogo da bugalha é um jogo em que o objetivo consiste em pegar pedrinhas no ar. 
Ganha quem passar cinco fases. 
Na primeira fase é necessário pegar uma pedrinha de cada vez. 
Na segunda é necessário pegar duas de cada vez, e assim sucessivamente. 
Quem deixar cair, perde. Esse jogo também é conhecido, em algumas regiões, como 5 Marias, 7 Marias ou ainda como Aleija Mão.

No interior de São Paulo e em algumas outras regiões do país o jogo é constituído pelas fases:

1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.
2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.
3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.
4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.
6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta seqüência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3x4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.

Uma coisa interessante. Cristina Von, em seu livro “A história do brinquedo”, afirma que o jogo tem origens pré-históricas e seria jogado, por reis e nobres, com pedras preciosas!
Outra coisa para se pensar: se era jogado com ossos e sendo um jogo onde as peças são, de alguma forma, lançadas, sua origem é a mesma dos dados e do jogo de búzios! Ou seja, mais uma vez, acredito, temos aqui as artes divinatórias dando origem a um jogo popular.
Uma grande amiga, Dra. Ângela Kung, contou que fazia suas próprias “marias”. Mas uma delas, ela deixava mais cheia, Era a “maria” que era usada para ser lançada ao alto. Se entendi bem, o jogo ficava mais fácil assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário